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Manutenção preventiva de veículos diminui os riscos de acidentes e reduz emissões de poluentes

março 09, 2012 at 11:19 AM

A campanha Carro 100% / Caminhão 100%, primeira iniciativa, no Brasil, de conscientização do motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo, como forma de garantir mais segurança no trânsito e reduzir a emissão de poluentes, mostra que medidas simples, como regulagem do motor e troca do filtro de ar, podem diminuir em até 40 % os níveis de poluição.

Com o desgaste natural do veículo que, nos grandes centros por causa dos congestionamentos, está submetido a condições severas de uso, é necessário fazer manutenção periódica para garantir o bom desempenho do motor e manter o consumo de combustível dentro da média prevista, além de evitar quebras inesperadas de itens de segurança que podem causar acidentes.

Durante a Operação Inverno, iniciativa da CETESB, em parceria com o Sindirepa-SP - Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, foram feitos testes com veículos a diesel que comprovam que regular o motor e trocar o filtro de ar pode reduzir, em média, 40% de emissões poluentes.

Para evitar transtornos e funcionamento inadequado do veículo, o motorista deve seguir as recomendações do manual do fabricante. Assim, o veículo permanece em boas condições de uso, permitindo prolongar a sua vida útil, além de manter a média de consumo de combustível e nível de emissões de poluentes dentro dos padrões estabelecidos e preservar a segurança do motorista e ocupantes.

O Brasil e Rússia são os únicos países entre os que possuem as maiores frotas de veículos a não implantarem a inspeção técnica veicular para checar itens de segurança e emissões de poluentes.

A cidade de São Paulo deu o primeiro passo com a implantação da inspeção ambiental veicular, onde o nível de poluição é altíssimo, gerando uma série de problemas respiratórios à população e até diminuir a expectativa de vida em até um ano meio.

A campanha Carro 100% / Caminhão 100% tem como objetivo mostrar ao motorista que cuidar do automóvel, de forma preventiva, é a maneira mais econômica e responsável de manter o veículo em boas condições de uso, agora também contribui para obter a aprovação na inspeção ambiental da cidade de São Paulo.

É importante fazer a revisão nos seguintes itens:

  • Sistema de exaustão (escapamento e catalisador deve estar em boas condições de uso).
  • Verificar se há vazamentos de óleo, líquido de arrefecimento ou qualquer outro líquido.
  • Checar velas, filtros (ar, lubrificante e combustível) e cabos do motor.

Antes de o veículo ser submetido ao teste de emissão de poluentes é realizado uma revisão nos itens o sistema de exaustão, em caso, de não conformidade em ou mais componentes ou mesmo vazamentos, o automóvel será rejeitado e terá de ser reparado para passar por uma nova inspeção que será previamente aprovada.

Segundo diretor do Sindirepa-SP, Antônio Gaspar de Oliveira, quando o veículo emite poluentes acima do permitido, há várias possibilidades que geram esse problema. Para identificar a causa e sanar essa questão, é necessário que o motorista leve o seu veículo em uma oficina de confiança para que seja feito um diagnóstico detalhado. "Velas, cabos, filtros saturados, regulagem do motor podem interferir no sistema de emissão de gases. Às vezes, são vários itens que estão desgastados, só uma análise completa pode detectar exatamente o problema", aconselha.

Resultados da inspeção veicular gratuita realizada, na cidade de São Paulo, revelam que o motorista não tem o hábito de fazer manutenção preventiva no

Veículo. A operação, realizada pelo programa Agenda do Carro, checou 27 itens de mais de dois mil automóveis, e identificou que todos os carros analisados apresentaram um ou mais problemas. Os mais freqüentes foram:

  • 51,3% com problemas na conservação ou fixação deficiente das correias auxiliares;
  • 43,2% com problemas na conservação ou fixação deficiente da correia dentada;
  • 41,6% com limpador e lavador do pára-brisas danificados ou com funcionamento comprometido;
  • 35% com vazamento de óleo;
  • 33,5% sem aditivo do sistema de arrefecimento;
  • 8,5% com o nível do líquido do arrefecimento incorreto;
  • 29,9% com emissão de CO em marcha - lenta acima do limite;
  • 11,7% com emissão de HC em marcha - lentas acima do limite;
  • 27% com extintor de incêndio com validade vencida;
  • 20,5% com folga ou falhas no pedal da embreagem;
  • 31,2% com uma ou mais lâmpadas dos faróis principais fora de funcionamento;
  • 10,4% com uma ou mais lâmpadas da luz do freio fora de funcionamento;
  • 18% com funcionamento deficiente da luz da placa traseira;
  • 9% com o nível do líquido do freio insuficiente ou vencido;
  • 17,5% com os pneus fora da especificação (sulcos com profundidade inferior a 1,6 mm)
  • 19,1% com bateria vencida

Total de veículos inspecionados: 2.111

Carro 100% / Caminhão 100%

Iniciativa inédita no Brasil, o projeto coordenado pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne todas as entidades que formam a cadeia da reposição automotiva (Sindipeças, Andap, Sicap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP), é reconhecido como uma ação séria e respeitada que foi criada para conscientizar os motoristas brasileiros sobre a importância da manutenção preventiva dos veículos para garantir mais segurança no trânsito e reduzir as emissões de poluentes.

Após completar oito meses de existência o programa Carro 100% / Caminhão 100% já se tornou uma marca conhecida por empresas, órgãos públicos, entidades ligadas ao setor automotivo e também pela própria sociedade devido ao seu apelo institucional e educativo, mostrando as vantagens da manutenção preventiva.

Além da campanha de conscientização para o motorista, o programa Carro 100% / Caminhão 100% também prevê a realização de cursos de gestão para os empresários do setor da reparação de veículos e treinamento de capacitação profissional para mecânicos por meio de uma parceria com o Senai.



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